ATO DA MESA Nº 383, de 16 de março de 2023

DA: 8.292, de 16/03/2023

Compilação dos Atos Normativos

Fonte: ALESC/GCAN.

Transforma Funções de Confiança objetivando a reorganização administrativa da Diretoria de Recursos Humanos.

A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no exercício das atribuições que lhe são conferidas pelo parágrafo único do art. 63 do Regimento Interno e com fundamento no art. 31-A da Resolução nº 002, de 11 de janeiro de 2006, convalidada pela Lei Complementar nº 642, de 22 de janeiro de 2015,

CONSIDERANDO que a atual estrutura administrativa da Diretoria de Recursos Humanos foi concebida, em sua quase totalidade, nos anos de 2006 e 2007, na forma estabelecida pelas Resoluções nºs 001 e 002, ambas de 11 de janeiro de 2006, convalidadas pela Lei Complementar nº 642, de 22 de janeiro de 2015, e pelos Atos da Mesa nºs 159 e 160, ambos de 15 de agosto de 2007;

 

CONSIDERANDO que, passadas quase duas décadas, a atual estrutura administrativa não atende mais as necessidades da Diretoria; e

 

CONSIDERANDO que a reorganização da Diretoria não acarretará aumento de despesa com pessoal, consoante dispõe, expressamente, o art. 31-A da Resolução nº 002, de 2006,

 

RESOLVE:

Art. 1º Ficam transformadas e vinculadas às unidades administrativas da Diretoria de Recursos Humanos, na forma e no quantitativo previsto no Anexo I deste Ato, as seguintes Funções de Confiança, código PL/FC:

I – 5 (cinco) Funções de Confiança de Assistência Técnica de Comissão Permanente, código PL/FC-2, constantes do Anexo III-C da Resolução nº 002, de 11 de janeiro de 2006, convalidada pela Lei Complementar nº 642, de 22 de janeiro de 2015; e

II – 20 (vinte) Funções de Confiança, constantes dos Atos da Mesa nºs 159 e 160, de 15 de agosto de 2007, a saber:

a) Chefia de Seção – Folha de Pagamento de Deputados, código PL/FC-3;

b) Chefia de Seção – Folha de Pagamento de Servidores Ativos, código PL/FC-3;

c) Chefia de Seção – Informações e Atendimento ao Público, código PL/FC-3;

d) Chefia de Seção – Registro, Controle e Apoio Técnico, código PL/FC-3;

e) Chefia de Seção – Averbação de Documentação, código PL/FC-3;

f) Chefia de Seção – Benefícios e Atendimento ao Servidor, código PL/FC-3;

g) Chefia de Seção – Controle de Processos e Movimentação de Servidores, código PL/FC-3;

h) Chefia de Seção – Processamento da Informação, código PL/FC-3;

i) Chefia de Seção – Processos e Atos, código PL/FC-3;

j) Chefia de Seção – Análise de Conformidade, código PL/FC-3;

k) Chefia de Seção – Registro e Pagamento, código PL/FC-3;

l) Chefia de Seção – Farmácia, código PL/FC-3;

m) Chefia de Seção – Fisioterapia, código PL/FC-3;

n) Chefia de Seção – Psicologia, código PL/FC-3;

o) Chefia de Seção – Naturologia, código PL/FC-3;

p) Chefia de Seção – Microfilmagem e Informação, código PL/FC-3;

q) Chefia de Seção – Protocolo e Registro de Proposições, código PL/FC-3;

r) Assessoria Técnica-Administrativa – Laboratório de Análises Clínicas, código PL/FC-2;

s) Assessoria Técnica-Administrativa – Odontologia, código PL/FC-2; e

t) Assessoria Técnica-Administrativa – Recebimento de Atestados, Processos e Licenças, código PL/FC-2.

Art. 2º A Função de Confiança de Assessoria de Planejamento Institucional, código PL/FC-6, vinculada à Diretoria-Geral, fica denominada Função de Confiança de Assessoria Administrativa da Diretoria-Geral, código PL/FC-6.

Art. 3º As Funções de Confiança constantes do art. 2º e do Anexo I deste Ato da Mesa ficam incluídas no Anexo III-C da Resolução nº 002, de 2006.

Art. 4º As atribuições das Funções de Confiança de que trata o Anexo I ficam estabelecidas na forma do Anexo II deste Ato da Mesa.

Art. 5º Este Ato da Mesa entra em vigor na data de sua publicação.

Deputado MAURO DE NADAL - Presidente
Deputada Paulinha - Secretária
Deputado Pe. Pedro Baldissera - Secretário

ANEXO I

FUNÇÕES DE CONFIANÇA TRANSFORMADAS 

Função de Confiança

Código

Quant.

Vínculo

Assessoria Técnica - Gestão de Recursos Humanos e do

e-Social

PL/FC-6

1

Diretoria de Recursos Humanos

Assessoria Técnica – Gestão de Recursos Humanos e dos Servidores à Disposição

PL/FC-5

1

Diretoria de Recursos Humanos

Assessoria Técnica – Folha de Pagamento de Ativos e Controle do e-Social

PL/FC-5

1

Coordenadoria de Processamento do Sistema de Pessoal

Assessoria Técnica – Folha de Pagamento de Inativos e Pensionistas

PL/FC-5

1

Coordenadoria de Processamento do Sistema de Pessoal

Assistência Técnica – Análise e Controle de Consignações e Gestão de Descontos

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Processamento do Sistema de Pessoal

Assessoria Técnica – Controle de Processos e do Acervo Funcional dos Servidores

PL/FC-5

1

Coordenadoria de Atos e Registros Funcionais

Assistência Técnica – Instrução Processual e Emissão de Documentos

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Atos e Registros Funcionais

Assistência Técnica – Controle de Processos e Movimentações de Servidores

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Atos e Registros Funcionais

Assistência Técnica – Averbação

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Atos e Registros Funcionais

Assessoria Técnica – Controle de Benefícios

PL/FC-5

1

Coordenadoria de Gestão e Controle de Benefícios

Assistência Técnica – Benefícios Auxílio-Educação, Auxílio-Alimentação e

Vale-Transporte

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Gestão e Controle de Benefícios

Assistência Técnica – Benefícios Auxílio-Saúde e Auxílio-Funeral

PL/FC-4

1

Coordenadoria de Gestão e Controle de Benefícios

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES DE CONFIANÇA

Diretoria de Recursos Humanos

1. Assessoria Técnica  Gestão de Recursos Humanos e do e-Social

- assessorar o Diretor de Recursos Humanos

- prestar suporte aos setores administrativos e aos gabinetes parlamentares

- enviar e monitorar as remessas referentes ao e-Social

- enviar dados e informações requisitadas por órgãos públicos e demais instituições

2. Assessoria Técnica  Gestão de Recursos Humanos e dos Servidores à Disposição

- cadastrar, lançar, controlar e dar suporte em todos os assuntos que envolvam nomeação, exoneração, designação e dispensa de servidores em cargos e atividades específicas

- receber e controlar os servidores de outros órgãos à disposição da Alesc

- providenciar a elaboração dos processos de ressarcimento dos servidores à disposição da Alesc

Coordenadoria de Processamento do Sistema de Pessoal

1. Assessoria Técnica  Folha de Pagamento de Ativos e Controle do e-Social

- confeccionar e revisar a folha de pagamento dos servidores ativos

- executar alterações e atualizações financeiras

- auxiliar na elaboração e coleta de informações requeridas pela Procuradoria Jurídica da Alesc e Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

- efetuar cálculos judiciais e acompanhar o cumprimento das decisões

- acompanhar e conferir os lançamentos em folha para envio ao e-Social

- efetuar cálculos e implantar benefícios

2. Assessoria Técnica  Folha de Pagamento de Inativos e Pensionistas

- confeccionar e revisar a folha de pagamento dos servidores inativos

- confeccionar e revisar a folha de pagamento dos pensionistas

- executar alterações e atualizações financeiras

- emitir certidões “se vivo fosse”

- confeccionar guias de proventos, memórias de cálculos e retificações de aposentadorias

3. Assistência Técnica  Análise e Controle de Consignações e Gestão de Descontos

- emitir relatórios de consignações

- executar alterações e atualizações financeiras

- executar e controlar os descontos em folha de pagamento do SC Saúde

- importar, conferir, lançar e revisar os descontos em folha de pagamento

- promover o recadastramento anual das consignatárias

- acompanhar a execução da margem consignável

- confeccionar e emitir certidões e declarações diversas

Coordenadoria de Atos e Registros Funcionais

1. Assessoria Técnica  Controle de Processos e do Acervo Funcional dos Servidores

- assessorar o Coordenador

- assegurar o controle do fluxo de processos internos e externos

- organizar a manter atualizados os assentamentos funcionais dos servidores

- avaliar as averbações e sugerir melhorias no sistema de RH para geração de relatórios gerenciais que atendam às necessidades administrativas

- controlar os afastamentos dos servidores, incluindo a escala de férias

- analisar relatórios e encaminhar resultados ao Coordenador para providências

- analisar e sugerir melhorias no processo da guarda documental sob a responsabilidade da Coordenadoria

2. Assistência Técnica  Instrução Processual e Emissão de Documentos

- produzir informações e providenciar os documentos para a instrução processual

- atender a diligências de procedência administrativa e/ou jurídica, internas e externas

- elaborar certidões, declarações e transcrições funcionais

- elaborar relatórios gerenciais

- enviar processos, documentos e informações requisitadas por servidores e instituições

- avaliar as necessidades de adaptação no trâmite de processos

3. Assistência Técnica  Controle de Processos e Movimentação de Servidores

- controlar as concessões dos benefícios previstos em lei, por antiguidade e por cumprimento de critérios específicos vigentes

- atender e orientar o servidor em relação aos seus direitos e deveres

- promover diligências para resolução das demandas internas e externas

- cientificar o servidor do resultado de suas solicitações

4. Assistência Técnica  Averbação

- averbar toda a documentação que envolve a vida funcional do servidor

- auxiliar na organização e guarda documental do acervo funcional, físico e digital

- planejar e implementar a utilização de programas e/ou sistemas de recadastramentos dos servidores, ativos e inativos

- conferir a documentação apresentada para fins de averbação

Coordenadoria de Gestão e Controle de Benefícios

1. Assessoria Técnica  Controle de Benefícios

- cotejar mensalmente os comprovantes de pagamento com o cadastro de beneficiários

- fiscalizar a regularidade dos benefícios relativos ao Auxílio-Educação, Auxílio-Alimentação, Auxílio-Saúde, Auxílio-Funeral e Vale-Transporte

- assessorar o Coordenador com subsídios para tomada de providências para viabilizar o pagamento dos benefícios

- manter os arquivos da Coordenadoria organizados e atualizados

- elaborar relatórios gerenciais dos benefícios concedidos

2. Assistência Técnica  Benefício Auxílio-Educação, Auxílio-Alimentação e Vale-Transporte

- analisar se o requerente preenche as condições previstas na legislação para fins de concessão do Auxílio-Educação, Auxílio-Alimentação e Vale-Transporte

- comunicar ao requerente eventual desconformidade no requerimento ou nos documentos anexos

- emitir a documentação para a compra do Auxílio-Alimentação

- emitir a documentação para a compra do Vale-Transporte

3. Assistência Técnica  Benefícios Auxílio-Saúde e Auxílio-Funeral

- analisar se o requerente preenche as condições previstas na legislação para fins de concessão do Auxílio-Saúde e Auxílio-Funeral

- comunicar ao requerente eventual desconformidade no requerimento ou nos documentos anexos

- convalidar os pedidos mensais do Auxílio-Saúde e dar prosseguimento ao processo de pagamento

- elaborar a documentação para o pagamento do Auxílio-Funeral